terça-feira, 10 de julho de 2012

Corrida na Serra - Track&Field Curitiba

Na sequencia de competições que havia planejado, faltava a última etapa.....Track&Field em Curitiba. Essa corrida tinha algumas novidades....minha primeira corrida fora do eixo Rio-São Paulo, minha primeira corrida literalmente no frio (previsão abaixo dos 10 graus) e iria novamente correr com os primos Glaubinho e Dimas, dois mentores e incentivadores nessa minha trajetória....Para os que não lembram, a minha primeira corrida de rua foi ideia deles. Vide o post Corrida Panamericana 2011.

A manhã de sábado foi dedicada para arrumar as malas....Não podia esquecer nada....relógio Garmin, Ipod, calça de bailarino, o tênis que corre sozinho (Gel Kayano 18), camisa de manga comprida, luva.

Além dos itens acima, minha mulher comprou na véspera uma camisa chamada segunda pele...apropriada para uso no frio.....muito frio....para quem não conhece, a camisa é muito apertada....parece a armadura do Homem de Ferro...ou melhor, como é preta, parece a armadura do Batman...coloquei aquilo e pensei que fosse uma cinta de tão apertada que ficou....parecia até que eu não tinha pança. Combinou uma maravilha com a calça de bailarino.

Embora eu só lembrasse de colocar na mala os utensílios necessários para a corrida, a equipe de apoio (leia-se minha querida Lucia) se encarregou de lembrar do restante. Fomos no sábado para voltar na 2a feira....Para os que estão fora de São Paulo, dia 09 de julho foi feriado em São Paulo...feriado da revolução de 32.

Malas prontas, passagem aérea e reserva de hotel em mãos, e lá fomos nós para o aeroporto.....eu e minha equipe de apoio. Mais uma vez, meu compadre Baluz, uma alma caridosa, nos deixa no aeroporto. Alma caridosa não é pelo fato da carona, até porque a carona era para Congonhas e não Guarulhos...Mas sim, porque ele e a santa Ivna ficaram com meus filhos, Mateus e Bia. Só omiti um fato.....o Bala já tem quatro herdeiros....Lucca, Bruno, Vitor e Artur, de todas as idades...de 14 a 2 anos....ou seja, passou o final de semana com 6 filhos....só de pensar fico zureta......pense na confusão.....

Voo tranquilo....chegamos por volta das 4 e meia da tarde...Como Glaubinho e Dimas vinham de Florianópolis, passaram no aeroporto de Curitiba e nos deram uma carona. A partir dai, a comitiva ficou grande...Glauber e Ismenia, Dimas e Marta...e o nosso coach Edir com sua digníssima Cristina. 


Edir, Glauber, eu e Dimas

Convivo com Dimas e Glaubinho desde meus 13 anos e sempre que nos reunimos é garantia de muita farra, falando muita m....e um sacaneando o outro o tempo todo. Para completar, o coach Edir é um dos caras mais engraçados que conheço.....impossível ver o cara de baixo astral....também convenhamos....carioca músico morando em Floripa não dá para ter baixo astral. Independente da corrida de rua, a diversão no final de semana era certa. 

Como manda o manual do corredor, jantamos uma massa da melhor qualidade acompanhado de suco e água.......bom mesmo é pertencer a equipe de apoio...comeram e beberam a vontade.....e o melhor, fora de São Paulo o custo é sempre mais tranquilo....definitivamente, o lazer em São Paulo é muito caro...

Tudo nos conformes.....só faltava esperar a hora da corrida...apenas uma coisa não estava legal.....eu não iria ver a luta do Spider....A rede globo anunciou a luta para 1 e meia da manha e tinha que acordar as 6. Foi uma pena, mas não puder assistir a derrota do americano falastrão....ele apanhou pouco.

Domingo bem cedo estava de pé....um frio do cão.....8 graus....comecei a gostar da roupa de bailarino. Me fantasiei de Barishnikov e desci para o saguão do hotel....havíamos marcado as 6:45....a largada seria as 7 e meia....não posso esquecer que Lucia estava sempre ao meu lado dando a maior força.

Ao chegarmos no local da largada, tive uma grata surpresa. Eu não seria o único a usar a calça de bailarino....calça comprida em Curitiba era igual a bunda....todo mundo tinha....Gastamos uns 15 minutos  aquecendo....o frio estava de rachar....perto da ultima corrida (vide post Maratona Internacional de SP - 10K ), estava bem vazio....no máximo uns 2 mil participantes. Ouvimos as ultimas instruções do coach Edir e partimos para largada...

Percurso de uma volta (5Km)
A prova compreendia 2 voltas em torno do Shopping Mueller com 5 Km cada volta.  Começou a prova e logo no início uma ligeira inclinação....Percebi que a pequena ladeira não terminava e se tornava cada vez mais íngrime. Após 1 Km de prova, a ladeira ficou tão íngreme que parecia uma serra....Fiquei com a sensação que estava indo para Miguel Pereira, Campos do Jordão, Gramado ou quem sabe Guaramiranga...

Depois de chegar no pico da ladeira, imaginei...agora é só descer e para baixo tudo quanto é santo ajuda....Pura ilusão....após descer uns 200 metros, tinha outra ladeira maior do que a primeira....e foi assim, esse sobe e desce a volta inteira....me sentia um bode subindo e descendo morro....Após 5 Km, a minha vontade era parar e voltar para dormir....mas não podia desistir....seria muita vergonha....fui até Curitiba para ficar no meio do caminho....nem pensar....

A essa altura do campeonato, tinha a percepção que ia levar mais de uma hora nessa prova. Dimas já tinha sumido na minha frente e Glaubinho tinha ficado para trás....Depois de mais uma volta de sobe e desce....parecia uma montanha russa....cruzei a linha de chegada com o tempo de 53min29seg. Embora tenha sido acima do meu recorde mundial, considerei um ótimo tempo para um percurso que mais parecia uma serra.

Pódio da corrida
Ao término da corrida, fomos comemorar numa merecida steakhouse...afinal de contas precisávamos repor proteína....comi o que mais gosto....picanha, arroz, batata frita e uma deliciosa farofa de ovo....espero que a Priscila não leia esse post, ela pode chegar a conclusão que sou um caso perdido....Priscila, juro que continuo comendo as frutas e tomando os suplementos no horário combinado....

Para fechar o final de semana e me arruinar de vez, as mulheres foram as compras.....só sonhavam em comprar botas....não consigo entender....não tem espaço em casa para mais calçado, mas sempre escuto ...."Sau, o preço está ótimo....não posso perder essa oportunidade". Para felicidade geral da nação, as lojas estavam todas fechadas....obrigado São Pedro.

Terminamos marcando um próximo encontro em setembro, na Track&Field de Florianópolis....estar junto com os amigos, e passar o final de semana rindo a vontade, torna o ato de corrida mais prazeroso.

Seguem algumas fotos do final de semana.

Foto para os fãs
Ultimas instruções do Coach antes da largada
Descontração antes da largada
Coach e Equipe de Apoio
Foto para posteridade
Comemoração na steakhouse Badida
Picanha maravilhosa


7 comentários:

  1. Saudações Poéticas

    Uns dizem que andar faz muito bem
    Outros que correr é bem melhor
    Quem sabe? quem anda e corre também
    Um dia terá a força do Thor.

    ResponderExcluir
  2. Se todos os sacrifícios de uma corrida forem esses: Estar com amigos, se divertir, passear, comer bem, dormir bem ? Como diz Djavan: "Se eu tivesse mais alma pra dar eu daria, isso pra mim é viver". Tô dentro sempre !!! Grande abraço a toda a Equipe e ao idealizador do Blog, grande sacada. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com Edir...foi de voltar pra casa com alma leve...estar entre bons e velhos amigos, rir, beber e comemorar por uma causa tão saudavel. Parabéns aos 3 corredores. Não quero outra vida agora, adorando fazer parte da equipe de apoio ! bjs

      Excluir
  3. Parabéns, Pedrão!!! Grandes momentos!!! A vida sempre nos oferece algo... Como é bom estar entre companheiros de viagem!!! Próxima? Floripa, em setembro, para Track... Essa é para baixar tempo, pois é completamente plana!!! Não estarei pronto ainda, mas estarei lá para incentivá-los!!! Bem cedinho!!! Depois é aproveitar Floripa!!!!!
    Abraços e "To correndo atrás"...
    Dimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimas,o Mau...aguardamos o seu retorno as pistas...conto com suas dicas....e Floripa, ai vou eu....um abração.

      Excluir
  4. José Glauber Monteiro19 de julho de 2012 às 18:51

    Muito bom Pedrão! Uma bela síntese do que foi o nosso final de semana juntos, recheada de detalhes divertidos e emocionantes.
    O verdadeiro sentido de uma boa amizade é esse. Nos vemos pouco pela distância e tudo mais, porém quando estamos juntos vivenciamos excelentes momentos.
    Aguardamos você aqui em Floripa para a T&F do dia 02/09.
    Já fiz a minha inscrição.
    Abraços.
    Glauber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaubinho, tudo confirmado....passagem comprada e inscrição feita....Setembro estarei em Floripa...outra corrida e muita diversão...um abraço.

      Excluir