domingo, 24 de junho de 2012

Maratona Internacional de SP - 10K

Depois da Corrida Panamericana no Rio de Janeiro e da Corrida do GRAAC em São Paulo, chegou o dia de correr a Maratona Internacional de São Paulo. Tudo bem que eu não ia correr os 42 Km da maratona, mas pude perceber que uma corrida de 10 Km dentro do mesmo evento da maratona é bem diferente das demais.

Já na retirada do kit de corrida (camiseta, número de inscrição e chip de marcação de tempo) pode-se notar  o tamanho do evento. Os principais patrocinadores montam um corredor aonde todos os corredores são obrigados a passar pelos stands para venda de seus produtos após retirar o kit da corrida. Retirei meu kit no sábado pela manhã no ginásio do Ibirapuera. Após o horário do almoço, estava impraticável para retirar o kit. A fila era gigantesca....parecia fila para comprar ingresso de final de jogo de futebol...

Eu estava bem otimista em relação a prova, afinal de contas, vinha seguindo as orientações à risca.....do preparador físico, do treinador de corrida e agora da consultora alimentar....E por falar nisso, já estou servindo de chacota no trabalho....esse negócio de parar reunião as 11 horas da manhã para comer uma maça já está pegando mal......Mas, vamos que vamos...enquanto estiver dando resultado, bola pra frente....E sabe de uma coisa....a vantagem de ficar velho é que perdemos a vergonha, nada mais pega mal....embora minha mulher de vez em quando me diga que preciso de um pouco de "semancol".

No jantar, minha querida Lulu preparou uma massa Barilla da melhor qualidade (precisava de carboidrato), deixei todo o material pronto na sala (roupa, tênis, boné, Garmin e Ipod) e fui assistir Avenida Brasil para rir um pouco com o otário do Tufão. Às vezes fico com a sensação que vou disputar uma final de campeonato....me lembra os tempos de faculdade....quando ia jogar futebol contra o time dos paquitos, ficava ansioso como se fosse um jogo profissional.

No dia seguinte, já acordei pilhado e como sempre em cima da hora. Pelo manual, eu deveria comer uma banana, descarregar o reservatório e tomar um banho.....Fui para corrida junto com meu amigo Bacelar. Como o cara é profissional, ia correr os 25 Km. Fomos de carona com meu compadre Baluz, mas conhecido como Dedé, o mito da colina.

A largada foi na Avenida Roberto Marinho próximo a Ponte Estaiada. Mais de 20 mil pessoas.....um mar de gente...nunca tinha visto nada igual...logo na largada tínhamos que subir a Ponte Estaiada....era gente que não acabava mais....no primeiro quilometro me senti correndo Formula 1 em Mônaco.... qualquer deslize eu seria espremido na lateral da ponte ou alguém poderia pisar no meu calcanhar e levar o meu tênis....

Percurso Maratona de SP - 10K
Logo em seguida tinha outra subida na ponte do Morumbi....foi quando na descida da ponte,  pisei num redutor de velocidade e quase torci o meu pé esquerdo....pensei comigo, quem manda não prestar atenção na corrida....por pouco a corrida não acabou mais cedo para mim....

A partir daí só tinha olhos para o asfalto e ouvidos para o Ipod....comecei a acelerar....tinha em mente fazer um tempo melhor do que minha última corrida. Corri a Marginal Pinheiros num pau só...prestando atenção nos radares.... era melhor volta em cima de melhor volta....mantinha o pace um pouco acima dos 5 min/km. Quando cheguei no final da JK, já havia corrido mais de 7 Km e estava com um tempo muito bom....só faltava o Túnel Airton Senna....entrar no tunel foi moleza, o problema era sair....mais uma ladeira e a perna estava pesada... 

Durante a prova, percebi varias vezes que era uma corrida diferente.....Além de muita gente correndo, também tinha uma quantidade grande de pessoas nas calçadas acenando e incentivando os corredores...é pura adrenalina....sem contar nas diversas câmeras da Globo filmando tudo....

Meu novo recorde mundial
Após contornar o Parque do Ibirapuera, tinha a certeza que tinha feito uma boa prova...procurei Lucia perto da linha de chegada e abri o sorriso após pulverizar o meu recorde mundial....Bati novamente meu recorde mundial com 52min03seg. Sinal de que musculação, treino e dieta estão dando resultado.....

Se eu fosse os quenianos começaria a ficar preocupado....

4 comentários:

  1. Hoje liguei o computador correndo
    Só para ler o que você escreveu
    E mais uma vez me surpreendo
    Com este dom que Deus lhe deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai, dom para escrever tem o senhor.....apenas tento me divertir com as palavras...Um grande abraço.

      Excluir
  2. Parabéns, Pedro. Muito legal sua história e narração. Dá pra ver tudo as imagens e bem humoradas sempre. E isso é essencial, não é mesmo? Um verdadeiro cronista! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual mudança foi mais radical, correr ou escrever...duas atividades totalmente improváveis há algum tempo atrás...Valeu pelo comentário...

      Excluir