sábado, 18 de maio de 2013

GRAACC 2013 - Dia das Mães

Domingo passado foi Dia das Mães e comemorei na corrida de 10 km do GRAACC. A corrida foi especial pois Lucia participou pela primeira vez....não exatamente da corrida de 10 km, mas da caminhada de 3 km.

Eu comentei no post Ó Nóis em Orlando que eu havia trazido de viagem equipamento completo para Lucia iniciar no mundo das corridas....bem, já estava mais do que na hora dela começar.....infelizmente, como foi constatada uma hernia de disco, ela ainda não está podendo correr, mas fez questão de participar da caminhada. E dessa vez, a torcida foi em peso...como era dia das mães, os herdeiros Bia e Mateus  compareceram. Inacreditável, pois todos tiveram que acordar antes das 7 da manha.

O legal dessa prova é que o percurso começa e termina no Parque do Ibirapuera, e assim podemos ir a pé para a corrida. As 7 e meia já estávamos na tenda da Assessoria Fabio Medina colocando o número no peito, chip no tênis e finalizando o alongamento/aquecimento. Lúcia estava super animada e muito bem vestida e calçada.

Estava um pouco ansioso com o início da prova, pois há 8 meses que não fazia uma prova de 10 km. A última foi em O Campeão Voltou - Track&Field Florianópolis quando bati meu recorde mundial.  De lá para cá, eu vinha só treinando para a meia maratona e não sabia como iria me sair novamente em provas de 10 km. Estava confiante em fazer uma boa prova e esperava me sair melhor do que a prova GRAACC 2012 em maio do ano passado. Esse percurso inclui quase 6 km pela 23 de maio com subidas e descidas.

Eu e o treinador Fabio
Dessa vez, Fabio sugeriu que eu adotasse uma estratégia em U.....significa correr muito forte nos dois primeiros km, manter um ritmo contínuo ao longo da prova e acelerar novamente no final. Larguei as 8 da manhã ao som de Lenny Kravitz com Fly away, e como dizem alguns corredores, larguei para morte.

Lucia estreou com chave de ouro
Realmente mantive um ritmo forte no inicio, correndo 2 km em menos de 10 minutos.....e olha que a largada estava bem engarrafada. Depois do 3o Km entramos na 23 de maio e começou o sobe e desce....nessa hora a tática é reduzir na subida e acelerar na descida. Faltando três quilômetros, comecei a acelerar novamente e passei a correr abaixo de 5 min/km (velocidade superior a 12 km/h), sendo que o quilometro final atingi o pace de 4:18 min/km (14 km/h).

Novo recorde mundial
Cruzei a linha de chegada com 49 min cravados, com pace de 4:53 min/km .....voei baixo....quebrei meu recorde mundial em 2 minutos e melhorei em 5 minutos o tempo desta mesma prova de 1 ano atrás. Dessa vez, os quenianos devem estar preocupados. E para coroar a prova, meus filhos estavam na linha de chegada me esperando....

meus filhos estavam me esperando na chegada
Embora esteja com os treinos voltados para provas de 21 km, o resultado dessa prova de 10 km comprovou uma evolução acentuada que tive nos últimos 12 meses. Sendo sincero, quando corri a prova dos 10km em 51 min, fiquei com a sensação de que não teria a menor condição de baixar de 50 min. Hoje tenho a clara percepção de que é possível baixar mais o tempo. Como diz o amigo Luiggi, fruto de foco e disciplina.

E como não podia ser diferente, a medalha da prova foi dada de presente para minha mãe, D Ana Maria.

D. Ana Maria, e pensar que sai de dentro dela.....

2 comentários:

  1. É isso ai Pedrão! Mais um belo texto, ficou muito bom! Regularidade e foco, junto com algumas pitadas de estratégias, fizeram alcançar mais um belo resultado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Poéticas

    A cada post uma surpresa
    Agora homenageando a familia
    Medalhas e fotos de rara beleza
    Presenteando as mães neste dia.

    ResponderExcluir