domingo, 19 de agosto de 2012

A Máquina Falhou

Manhã de sábado na USP.  Tinha tudo para ser um dia normal de treino, como tem sido a maioria dos meus sábados. Cheguei na USP por volta das 9 e meia da manhã....Fábio e Pérsio (os instrutores) já estavam a todo vapor....em velocidade de cruzeiro....

Fabio me informou que eu faria um treino diferente. Pela primeira vez eu iria correr sem o meu companheiro inseparável Garmin Forerunner 410. Lembram dele? (vide post Companheiros Inseparáveis ). Pois é, fiquei sem chão......como iria correr sem o meu brinquedinho? A ideia do treino seria correr a distancia de 5 Km em um determinado ritmo, sem a ajuda do relógio. Ou seja, eu teria que usar a minha percepção para manter o ritmo. E percepção não é meu ponto forte....

Fizemos um sorteio e definimos que o ritmo deveria ser forte. Durante os 5 Km eu deveria correr num ritmo forte, sem causar fadiga......tipo ritmo de corrida. Se eu usasse o Garmin, iria manter o pace em torno de 5:30 min/km (em torno de 11 Km/h). O problema era que sem o relógio, eu deveria correr forte durante os 5 Km sem saber qual era a minha velocidade. Na semana seguinte, eu iria correr a mesma distância no mesmo ritmo, só que dessa vez usando o relógio para manter o ritmo. O objetivo é comparar os dois treinos  e entender as diferenças entre o ritmo determinado pela percepção e o ritmo determinado pelo Teste Ergo espirométrico.

Pois bem, comecei a correr no ritmo puxado, como se fosse uma competição. Realmente era estranho correr sem a referência do relógio, me sentia num voo cego.....era como se não tivesse o marcador de combustível do carro. Depois do 1o Km bem rápido, mantive o ritmo acelerado......foi então que comecei a desconfiar que estava num ritmo mais acelerado do que o que deveria .....após o 2o Km, meus batimentos já estavam em torno de 180 bpm......minha desconfiança se tornou realidade.....quando cheguei na metade do percurso, senti uma fisgada na coxa direita....diminui um pouco a velocidade e ainda corri mais 1 Km.....mas infelizmente tive que abandonar o treino com 3,5 Km.....eu literalmente quebrei....me senti encostando o carro na caixa de brita....e pior, era apenas um treino....

Fiquei de cabeça baixa e chateado......era a primeira vez que eu não conseguia terminar um treino....e eram só 5 Km......Como pode eu não ter conseguido correr 5 Km se já tinha participado de diversas corridas de 10 Km?  Bem, tirei algumas conclusões.....não adianta correr igual um desembestado e quebrar logo depois......minha dependência em relação ao Garmin é maior do que imagino....preciso me conhecer melhor, saber dosar o meu próprio ritmo....e para completar, acabo de aumentar a minha lista de deveres de casa....além do gelo no tendão (vide post Dor - Minha nova companheira), agora também vou ter que colocar gelo na coxa......assim não dá.....

No final ainda tive que aguentar a gozação da galera......tipo, na sua idade é normal falhar......não se preocupe, daqui para frente falhar deve ser uma constante......mas também tiveram palavras de incentivo....verdadeiras ou não....."Todo atleta de alto rendimento passa por algumas frustrações", comentou meu colega Marcmor. O cara deve ser autor de livro de auto-ajuda....


No próximo final de semana vou tentar de novo....Dessa  vez vai funcionar, nem que precise de uma ajuda externa....

Um comentário:

  1. Saudações Poéticas

    O inventor da folha seca já dizia
    Treino é treino, quem corre é a bola
    Portanto treina leve, sem correria
    E sem puxar nas corridas o Mata Esfola.

    ResponderExcluir