sábado, 2 de fevereiro de 2013

Resultados Check up - Parte 2

Terminei o ano de 2012 analisando o resultado final do check up. No final do ano passado comentei sobre o resultado dos exames (Resultados Check up - Parte 1), mas faltava o resultado da avalização física. No final de dezembro, fiz uma nova avalização física na Clinica Fabio Medina.

Durante a avaliação, fui submetido a novos testes físicos (flexibilidade, abdominais, flexões de braço), foram tiradas novas medidas para cálculo de percentual de gordura e foram analisados os resultados dos exames de Densitometria Óssea e do Teste Ergo-espirométrico.

Depois disso tudo chegou a hora da verdade. Eu estava curioso para ver o resultado da comparação entre as avaliações físicas de janeiro/2012 e dezembro/2012. A avaliação de janeiro foi feita antes deu iniciar os treinos de corrida sob orientação da Assessoria Esportiva.

Como diz um amigo meu "me dá 2 números que eu reconcilio"....ou seja, todo resultado apresenta o copo meio cheio e o copo meu vazio, depende de como queremos analisar o resultado.....

Vamos ao copo meio cheio....Durante este período perdi quase 6 Kg, na avaliação eu estava com 75.3 Kg.....o teste Ergo-espirométrico mostrou que estou correndo em ritmo mais intenso por mais tempo...no 1o teste, entrei em fadiga com 11 minutos e meio numa velocidade de 13 Km/h...nesse 2o teste atingi um velocidade de 16 Km/h e levei mais de 14 min para entrar em fadiga. Também ficou provado que o coração está fazendo menos esforço para atingir as mesmas velocidades.
Olhando para o copo meio vazio, percebe-se que durante a corrida o meu organismo está usando gordura como fonte de energia por um período menor, quando comparado com o teste de janeiro....O que isso significa? Significa que estou queimando um número menor de gordura....Mas como explico então a redução de quase 6 Kg no meu peso....ai entra a matemática.....desses 6 Kg, perdi 2 Kg de massa gorda (gordura) e quase 4 Kg de massa magra (o restante do corpo)....ou seja, perdi os poucos músculos que tinha...em outras palavras, emagreci e fiquei mais gordo.....inacreditável....


Bem, feito esse diagnóstico, precisamos ajustar o rumo.....algumas ações já foram tomadas e desde janeiro estou seguindo a risca:

1) A musculação deve dar mais foco em força e menos em resistência....vou ter que levantar mais peso com um número menor de repetições...isso visa aumentar a massa muscular.

2) Incluir um treino semanal para aumentar a capacidade do organismo de usar gordura como fonte de energia, através de treinos com pace mais lentos, em torno de 7 min/km....isso visa reduzir a gordura corporal

E a ultima ação e mais dolorosa tem a ver com "fechar a boca", rever a parte alimentar....mas esse é um papo para outro post....

Nenhum comentário:

Postar um comentário