sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Famoso Longão

Quem já se preparou para correr uma prova acima dos 10 Km, deve ter ouvido falar no treino Longão. Pois é, no último final de semana fui apresentado ao famigerado. Longão é o apelido dos treinos longos, com distâncias de 15, 20, 30 Km que geralmente são realizados nos finais de semana, por motivos óbvios. Treinar 20 Km durante a semana é para poucos......ou o cara está de férias, ou ele é aposentado ou acorda as 3 da manhã....senão não dá tempo de treinar....

Treinos sem fim
Você não imagina a dureza que foi o meu treino no último final de semana. Na realidade, este não foi o meu primeiro Longão. Sem perceber, eu havia me despedido das enormes férias (vou parar de chamar aquilo de férias) com um Longão. Talvez pelo fato de ter treinado 15 Km com o tempo nublado e no nível do mar, não me dei conta do esforço.

Bem, no sábado eu tive um treino de 17 Km na USP.  A maratona começou logo que acordei. Normalmente eu treino em jejum, apenas com alguns suplementos, como Glutamina e Aminoácidos. Mas antes de treinos longos (acima de uma hora), preciso tomar um cafe da manha uma hora e meia antes do treino.

O tempo estava nublado e eu torcia para que continuasse assim. Minha preocupação era terminar o dito cujo. Cheguei na USP as 10 e meia da manha, fiz um aquecimento rápido, bebi alguns copos de água, escolhi uma lista de musica do Ipod longa para durar o treino (expectativa do treino durar um pouco menos de 2 horas).e lá fui eu.....e para  tornar o treino mais desafiador, o sol resolveu dar o ar da graça.

O treino era para ser num ritmo moderado, um pouco acima dos 9 Km/h. No início estava tudo tranquilo, até mesmo porque o ritmo não estava puxado. Impressionante como após uma hora de treino, cada Km percorrido passa exigir um esforço maior para manter o mesmo ritmo. Após correr 10 km lembrei que ainda faltavam 7....

Depois do 12o Km, já passava do meio-dia e o calor parecia do deserto.....para piorar a situação, começou a me dar vontade de "tirar água do joelho"......Me perguntava como isso podia estar acontecendo se eu não parava de suar....não era possível eu que ainda tivesse liquido para eliminar.

Os dois últimos Km pareciam uma eternidade....uma mistura de cansaço, calor, boca seca, e eu ainda tinha que controlar qualquer esforço para não fazer xixi nas calças.....deprimente....E o pior de tudo, aonde vou achar um banheiro nesse fim de mundo?



Após quase uma hora e 45 minutos, terminei os 17 Km com as pernas bambas e desesperado por um banheiro. Não pensei duas vezes, me escondi atrás da primeira arvore e resolvi o meu problema mais urgente. Nem passou pela minha cabeça que estaria cometendo uma infração social.......Ficou claro para mim o principio da Piramide de Maslow - o ser humano precisa atender as suas necessidades básicas (fisiológicas) para depois pensar nas necessidades sociais....

Piramide de Maslow
Após resolver o problema mais imediato, bebi água (outra necessidade fisiológica) e cai na asneira de parar para pensar......Nos últimos meses tenho gasto dinheiro a rodo, tenho acordado cedo todos os dias da semana, não tenho comido mais as besteiras que tanto gosto e ainda quase me mato de cansaço......que vontade de jogar tudo isso para o alto....

Como sempre digo, ainda bem que vontade é coisa que dá e passa.....Após um banho, uma boa alimentação, sessão de gelo e uma hora deitado no meu pillow-top, já estava pensando nos treinos da próxima semana.....estou mais focado do que nunca na meia-maratona.

Um comentário:

  1. Saudações Poéticas

    Vai ser mesmo legal
    Com mais esse feriadão
    Brincar o carnaval
    Treinando um longão.

    ResponderExcluir